Arquidiocese JF em preparação para a JMJ

Arquidiocese JF em preparação para a JMJ Arquidiocese JF em preparação para a JMJ

A proposta surgiu no Encontro Internacional da Juventude com o Papa João Paulo II, em 1984. O evento reuniu cerca de 300 mil jovens com o Sumo Pontífice, na Praça de São Pedro - Vaticano. Na ocasião, o Papa entregou aos jovens a Cruz que se tornaria um dos principais símbolos da JMJ (conhecida como a Cruz da Jornada).

O ano de 1985 foi declarado Ano Internacional da Juventude pelas Nações Unidas. Em março houve outro encontro internacional de jovens no Vaticano e, no mesmo ano, o Papa anunciou a instituição da Jornada Mundial da Juventude. A partir daí, foi proposto que, anualmente, os jovens celebrassem em suas dioceses e em intervalos que podem variar de dois a três anos, acontecessem as mundiais. Os encontros foram realizados em diversos locais: Roma (1986 – Diocesana), em Buenos Aires (Argentina – 1987), em Santiago de Compostela (Espanha – 1989), em Czestochowa (Polônia – 1991), em Denver (Estados Unidos – 1993), em Manila (Filipinas – 1995), em Paris (França -1997), em Roma (Itália – 2000) e em Toronto (Canadá – 2002). Já com o Papa Bento XVI em Colônia (Alemanha – 2005), em Sidney (Austrália – 2008) e em Madri (Espanha – 2011).

A JMJ é marcada por catequeses, testemunhos, partilhas, exemplos de amor ao próximo e à Igreja, festivais de música e atividades culturais. O lema da JMJ- Rio 2013 é “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28, 19).

Saiba mais sobre a JMJ Rio 2013 no site oficial: www.rio2013.com

Facebook: /jornadamundialdajuventude


Oração oficial da JMJ

Ó Pai, enviaste o Teu Filho Eterno para salvar o mundo e escolheste homens e mulheres para que, por Ele, com Ele e nEle, proclamassem a Boa-Nova a todas as nações. Concede as graças necessárias para que brilhe no rosto de todos os jovens a alegria de serem, pela força do Espírito, os evangelizadores de que a Igreja precisa no Terceiro Milênio.
Ó Cristo, Redentor da humanidade, Tua imagem de braços abertos no alto do Corcovado acolhe todos os povos. Em Tua oferta pascal, nos conduziste pelo Espírito Santo ao encontro filial com o Pai. Os jovens, que se alimentam da Eucaristia, Te ouvem na Palavra e Te encontram no irmão, necessitam de Tua infinita misericórdia para percorrer os caminhos do mundo como discípulos-missionários da nova evangelização.

Ó Espírito Santo, Amor do Pai e do Filho, com o esplendor da Tua Verdade e com o fogo do Teu Amor, envia Tua Luz sobre todos os jovens para que, impulsionados pela Jornada Mundial da Juventude, levem aos quatro cantos do mundo a fé, a esperança e a caridade, tornando-se grandes construtores da cultura da vida e da paz e os protagonistas de um mundo novo.

*fonte: www.rio2013.com

 


patronos_jmj

Sob o manto da padroeira do Brasil, a guarda Soldado de Cristo, com o coração jovem, em missão e cheio de paz. Assim está a JMJ Rio2013 com a proteção de seus patronos. São eles:

Nossa Senhora da Conceição Aparecida;

São Sebastião;

Santo Antônio de Santana Galvão;

Santa Teresa de Lisieux

Beato João Paulo II.

O lançamento aconteceu no dia 27 de maio, no Santuário da Penha. Ao todo são cinco patronos e 13 intercessores.

Entenda melhor a diferença entre os dois e conheça as invocações de cada um:

Patronos - pais espirituais dos jovens

Os patronos são os pais espirituais dos jovens, lhe ensinam, como verdadeiros pais e mestres, os caminhos para santidade. Foram escolhidos por estarem intimamente ligados ao espírito da JMJ Rio 2013. Dentre estes estão também representantes da nação. O tema missionário inspira o pedido por proteção e entusiasmo para enfrentar os desafios da evangelização nos dias atuais. Oração e ação são dimensões inseparáveis dos discípulos-missionários de Jesus Cristo.

Nossa Senhora da Conceição Aparecida, protetora da Igreja e das famílias!

São Sebastião, Soldado e mártir da fé!

Santo Antônio de Santana Galvão, arauto da paz e da caridade!

Santa Teresa de Lisieux, padroeira das missões!

Beato João Paulo II, amigo dos jovens!

Intercessores - um modelo a ser imitado

Os jovens desejam encontrar-se com a verdade que dê sentido a sua existência. Dentre os intercessores escolhidos para a JMJ Rio 2013 estão homens e mulheres que mesmo na juventude souberam escolher a melhor parte em suas vidas: Jesus Cristo. A história de suas vidas inspira-nos a cultivar suas virtudes. O número 13 poderia apontar para o ano da Jornada, mas, além disso, atesta para todos que a santidade na vida concreta é possível. A geração JMJ é convidada a entregar sua vida àquele que concede felicidade e liberdade em abundância.

Santa Rosa de Lima, fiel à vontade de Deus!

Santa Teresa de Los Andes, contemplativa de Cristo!

Beata Laura Vicuña, mártir da pureza!

Beato José de Anchieta, apóstolo do Brasil!

Beata Albertina Berkenbrock, virtuosa nos valores evangélicos!

Beata Chiara Luce Badano, toda entregue a Jesus!

Beata Irmã Dulce, embaixadora da Caridade!

Beato Adílio Daronch, amigo de Cristo!

Beato Pier Giogio Frassati, amor ardente aos pobres e a Igreja!

Beato Isidoro Bakanja, mártir do escapulário!

Beato Ozanam, servidor dos mais pobres!

São Jorge, combatente do Mal!

Santos André Kim e companheiros, mártires da evangelização!

*fonte: www.rio2013.com

 


Semana Missionária é os dias que antecedem a jornada mundial no Rio de Janeiro. Para tal data a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) apresentou o documento: "Caminhando para a JMJ 2013", um subsídio direcionado aos jovens e outro aos adultos, produzido pela Comissão Episcopal para a Juventude.

 

Clique e baixe o subsídio para jovens

Clique e baixe o subsídio para adultos


Peregrinação das réplicas do símbolos da JMJ

A JMJ tem como símbolos a cruz e o ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (http://www.rio2013.com/pt/a-jornada/simbolos-da-jmj). Esses estão peregrinando por todas as (arqui)dioceses do país desde o ano passado: o motivo é justamente por ser o Brasil a sede da próxima JMJ. Juiz de Fora recebeu esses símbolos oficiais em novembro de 2011 e o arcebispo metropolitano, Dom Gil Antônio Moreria, decidiu fazer réplicas idênticas, para que pudessem percorrer todas as 86 paróquias da arquidiocese (distribuídas nas 37 cidades).

Desde então, as réplicas estão peregrinando por todas as comunidades. A divisão tem sido feita por foranias (ou seja, as diversas regiões geográficas em que o território da Arquidiocese de Juiz de Fora é dividido).

 

Fonte: Arquidiocese de Juiz de Fora

Eventos

  • Youcat Adventure

    5, 6 e 7 de dezembro, Acampamento com a Equipe Youcat Brasil e Resgate Jovem.

leia todos


Ministério da Música



Estúdio

Arca Music

LojaEscolha um dos produtos disponí­veis

  • fale conosco
  • contato@comunidaderesgate.com.br
  • Rua Costa Carvalho, 76
  • Bairro Costa Carvalho
  • Juiz de Fora/MG
  • 32. 3235-6300
  • 32. 3235-0429

© Copyright 2012, Comunidade Resgate
Aprimorar Desenvolvimento