Igreja Ortodoxa e Igreja Católica

Igreja Ortodoxa e Igreja Católica Igreja Ortodoxa e Igreja Católica

Diálogo ecumênico  - um caminho que não se muda

Istambul, 12 de Julho de 2012.

 Continuar com fé inabalável o caminho do diálogo ecumênico, não obstante as críticas e as numerosas dificuldades, conforme o exemplo traçado no passado pelo Patriarca Atenágoras: ao comemorar,  quarenta anos após o falecimento, a figura do seu «grande» predecessor na sede do Fanar, o Patriarca ecumênico de Constantinopla, Bartolomeu, reafirmou com firmeza que o diálogo com as outras confissões cristãs, a partir da Igreja católica, já é um caminho sem retorno. Porque «somente através do diálogo é possível realizar o acordo, a aproximação, a reconciliação» entre os batizados em Cristo.

Por conseguinte, no pano de fundo a figura e o exemplo de Atenágoras, o Patriarca ortodoxo, falecido a 7 de Julho de 1972, que corajosamente soube abrir «novos horizontes para o Patriarcado ecumênico», sobretudo através dos encontros históricos e fraternos que teve com o Papa Paulo VI, com o qual, como se sabe, foram revogadas as excomunhões recíprocas. Não só, de Atenágoras é também evocada a capacidade de abrir outras importantes «janelas para a ortodoxia»,  constituídas pelo centro patriarcal de Genebra, pela academia ortodoxa de Creta e pelo centro de estudos patrísticos de Salônica. Neste âmbito, realça-se, encontra-se a colaboração ativa do patriarcado ortodoxo com o Conselho ecumênico das Igrejas.

Hoje como então, sublinha Bartolomeu, trata-se porém de um percurso não isento de armadilhas e de críticas, por vezes duras, provindas também do seio do mesmo mundo ortodoxo. «O Patriarca Atenágoras na altura foi criticado por causa das aberturas que tinha  promovido. Como então, o nosso Patriarca ecumênico  - afirmou o arcebispo de Constantinopla – hoje é constantemente criticado devido ao diálogo ecumênico que persegue, como se o nosso desejo fosse o de desbaratar a ortodoxia». Nada mais infundado. Todavia, hoje já não é tempo de «fechamentos egoístas em si mesmos, da autarquia, da auto-suficiência». Ao contrário, o diálogo ecumênico «é a linha da nossa Igreja, a Igreja de Constantinopla».

 

Fonte: L'Ossevartore Romano (Jornal Oficial do Vaticano)

http://www.osservatoreromano.va/portal (acesso em 12 de julho)

Eventos

leia todos


Ministério da Música



Estúdio

Arca Music

LojaEscolha um dos produtos disponí­veis

  • fale conosco
  • contato@comunidaderesgate.com.br
  • Rua Costa Carvalho, 76
  • Bairro Costa Carvalho
  • Juiz de Fora/MG
  • 32. 3235-6300
  • 32. 3235-0429

© Copyright 2012, Comunidade Resgate
Aprimorar Desenvolvimento