Nossos baluartes
São João Batista
“É necessário que Ele cresça e eu diminua.” (Jo 3,30)
São João pregava um batismo de conversão para a remissão dos pecados, com coragem e audácia e vivia uma vida de penitência e austeridade. É ele quem aponta o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Ele anunciava o bem e denunciava o mal. A Comunidade Resgate tem um anúncio de forte apelo à conversão e a mudança de vida.
Assim como João Batista, um grande profeta que anunciava a vinda eminente de Jesus e preparava o caminho do Senhor, a Comunidade Resgate também tem a missão de preparar um povo bem-disposto, neste tempo da misericórdia, para a vinda gloriosa de Cristo Jesus como Justo Juiz.
Nossa Fundadora nos exorta: “é preciso crescer na pequenez”. Na humildade, numa vida penitente e vida coerente, seremos profetas com autoridade, à imagem de São João Batista.
Santa Teresa D’Ávila
“Frente os danos entre os cristãos, eu desejava servir ao Senhor e mesmo com minhas fraquezas, decidi fazer o pouco que posso: seguir a Cristo com toda perfeição.”
Nossa Fundadora tem em si traços que são semelhantes ao de Santa Teresa. Mulher de um temperamento forte, decidida e que não para diante das dificuldades.
Teresa de Ávila era uma monja de 20 anos de carmelo quando caiu em si percebendo que a vida que levava tão “perto”; mas, na verdade, longe de Deus a levaria para o inferno. A partir dessa experiência de Deus ela decide voltar às origens da fundação dos carmelos: penitência e oração. Então torna-se doutora da oração. E em tudo isto, o carisma é profundamente tocado, pois ele reclama uma vida consagrada vivida com ousadia e austeridade, profundidade espiritual e penitência, visando agradar a Deus acima de todas as coisas e tendo em tudo um zelo pelo sagrado.